sábado, 16 de outubro de 2010

Torta de Maçãs e Passas

Ingredientes: MASSA:
  1. 4 xícaras de farinha de trigo;
  2. 1/2 colher (chá) de sal;
  3. 1 xícara de margarina gelada cortada em pedacinhos;
  4. 4 colheres (sopa) de açúcar;
  5. 1/2 xícara de água gelada;
  6. 1 kg de maçãs descascadas sem sementes e picadas não muito fino;
  7. casca ralada e suco de 1 limão;
  8. 1 colher (sopa) de açúcar(ou mais, dependendo da acidez da maçã)
  9. 1 colher (chá) de canela em pó;
  10. 2/3 de xícara de uvas-passas;
  11. 1 xícara de nozes; ou castanha-do-pará picadas;
  12. 1 gema batida.
COBERTURA:
  1. 1/3 de xícara de geleia de damasco;
  2. 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro peneirado;
  3. 2 colheres (sopa) de suco de limão.  
Modo de Preparo:
Numa tigela grande, peneire a farinha com o sal.  Acrescente a margarina e amasse com a ponta dos dedos, até obter uma farofa. Junte o açúcar e água gelada suficiente para obter uma massa homogênia. Faça uma bola, embrulhe em papel alumínio, e leve a geladeira por 1 hora.
Coloque as maçãs numa tigela, junte o suco e a casca de limão, o açúcar, a canela, as uvas-passas e as nozes ou castanhas e misture bem. Preaqueça o forno. Numa superfície plana, polvilhada com farinha, abra 3/4 da massa com a ajuda de um rolo de macarrão e forre uma assadeira, sem esticar a massa. Leve ao forno e asse por mais ou menos 10 minutos. Espalhe o recheio sobre a massa. Abra o restante da massa, corte em tirinhas e coloque na superfície, formando uma grade diagonal. Pincele com a gema. Leve ao forno e asse durante 30 a 40 minutos. Deixe esfriar na assadeira.

Cobertura:  Numa panela derreta a geleia. Pincele sobre a massa ainda quente. Misture o açúcar com o limão e respingue sobre a massa.

Dica: Para tirar a torta inteira da assadeira, forre-a com papel-manteiga que ultrapasse as bordas, isto é com tamanho suficiente para poder tirar a torta da assadeira antes de cortá-la.

Um comentário:

  1. Deliciosa receita!
    Também tenho um blog de culinária, gostaria de saber se deseja trocar links, podemos conversar em: temperoespecial@yahoo.com.br

    ResponderExcluir