sábado, 9 de outubro de 2010

Pitus Com Raspa de Coco


O azeite de oliveira, o alho, o coentro, a pimenta-do-reino  e a gordura de toucinho aparecem em quase todos os pratos capixabas.

Ingredientes:
  1. 2 kg de pitus (camarões de rio);
  2. 2 maços de coentro picado;
  3.  2 cebolas picadas;
  4. 2 dentes de alho esmagados;
  5. suco de 2 limões;
  6. 1 maço de cebolinha;
  7. 3 tomates maduros sem casca picados;
  8. óleo de urucum;
  9. 2 xícaras (café) de azeite;
  10. 1 coco raspado em fatias grandes;
  11. pimenta malagueta.
Modo de Preparo:
Limpe os pitus retirando a cabeça, as barbas e as parte de sujeira. Tempere com o limão, o coentro, a cebola, o alho, o sal, a cebolinha verde e pimenta a gosto. Coloque dentro de uma panela, com todos esses temperos e acrescente os tomates picados, o azeite, o óleo de urucum e as raspas de coco. Deixe cozinhar em fogo forte.Quando os pitus estiverem cozidos retire um pouco desse caldo, passe para outra panela e vá adicionando farinha de mandioca, até formar um pirão, não muito duro. Sirva o pitu em seu caldo com o pirão.

Fonte: A Festiva Cozinha Brasileira

Feijoada a Brasileira

O SUDESTE: Da mistura de raças e de comidas.
Descobrir comidas típicas no Rio de Janeiro e em São Paulo é antes de mais nada uma árdua tarefa. Assim a mesa do paulista e do carioca adotou a pizza, o macarrão, o souflê, o strogonoff e uma infinidade de outros pratos. Mas como o brasileiro normalmente não respeita muito tradições, nem receitas, a maior parte desses pratos são preparados com um jeitinho bem brasileiro. Dizem que o macarrão e a pizza comidos em São Paulo são melhores do que os preparados em Roma, na Itália. A verdade é que nosso jeitinho ajudou a dar um sotaque brasileiro a muitas cozinhas estrangeiras praticadas aqui no País. O Rio de \janeiro e São Paulo, assim como Minas Gerais, orgulham-se porém de terem criado o mais típico e reverenciado prato da nossa cozinha: a feijoada.



Ingredientes:
  1. 1 kg de feijão preto;
  2. 1 pé de porco;
  3. 1 orelha de porco salgada;
  4. 1 rabo de porco salgado;
  5. 1 língua de porco salgada;
  6. 250 gr de costelas de porco salgadas e defumadas;
  7. 200 gr de toucinho;
  8. 200 gr de carne seca;
  9. 200 gr de linguiça;
  10. 100 gr de paio;
  11. 1/2 colher (sopa) de cebolinha picada;
  12. 2 cebolas cortadas;
  13. 2 dentes de alho;
  14. pimenta vermelha;
  15. farinha de mandioca;
  16. couve e laranjas picadas.
Modo de Preparo:
Na véspera, ponha as carnes salgadas de molho em água pura. Coloque o feijão também de molho, separado. No dia seguinte, cozinhe as carnes em uma panela. Refogue o feijão em outra panela, mas não use sal. Quando estiver meio mole, junte as carnes e deixe cozinhar em fogo baixo. Meia hora antes de servir refogue as cebolas com a linguiça, o paio, o alho e a cebolinha. Junte um pouco de feijão e esmague-o bem (para engrossar a feijoada). Misture  tudo no caldeirão onde estão o feijão e as carnes. Deixe ferver em fogo baixo até en grossar bem o caldo. Sirva com laranjas cortadas, farinha de mandioca branca e molho de pimenta vermelha feito com o caldo do mesmo feijão e pimenta cortada em rodelinhas. Acompanha a feijoada também, a couve cortada fininha e refogada com um pouco de alho e óleo.

Risoto Latino


Ingredientes:
  1. 3 colheres de sopa de óleo
  2. 200g de linguiça fresca em rodelas
  3. 1 pimentão verde em tirinhas
  4. 2 tomates picados
  5. 3 tabletes de caldo de carne
  6. 2 xícaras de cha de arroz
  7. 1 lata de milho verde
  8. 4 1/2 xícaras de água fervente

Modo de Preparo

Frite bem a linguiça em sua própria gordura. Junte o pimentão e o tomate, deixando apurar um pouco.
Adicione os tabletes de caldo de carne, mexa, acrescente o arroz e o milho verde, misturando bem.
Coloque a água fervente e cozinhe em fogo baixo. Sirva quente acompanhado de fritas.

Rende 6 porções.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Churrasco a Gaúcha

Um dos maiores orgulhos do gaúcho e da cozinha do Sul do País é, sem dúvida, o famoso churrasco.
O que pouca gente sabe, porém, é que a origem do churrasco não é gaúcha. E para se comprovar isso basta recordarmos um pouco da nossa história. Quando o Brasil foi descoberto não se encontrou por aqui nenhuma das espécies de gado doméstico da Europa. O boi só foi trazido para o nosso País  na época das capitanias hereditárias. Importado das ilhas da Cabo Verde, foi criado no início das sesmarias no Recôncavo Baiano, espalhando-se depois para o Maranhão, Piauí, Ceará e Minas Gerais. Mas só foi chegar ao Rio Grande do Sul por volta de  1780, levado por um latifundiário cearense, que procurava melhores pastagens para o seu gado.
Se os gaúchos não foram os criadores , são, porém, os maiores perpetuadores dessa chamada arte do churrasco. E o Rio Grande do Sul orgulha-se de ser um dos melhores criadores de carne bovina do País.




Ingredientes:
  1. 1 kg de maminha de vaca;
  2. 1 kg de picanha, patinha ou contrafilé:
  3. 2 kg de costela de vaca;
  4. galetos limpos (frango);
  5. linguiça;
  6. 1 ramo de cheiro verde (para servir de molhador da carne);
  7. sal grosso.
 Molho Campanha:
  1. 5  tomates maduros sem pele;
  2. 1 ramo de salsinha;
  3.  1 ramo de cebolinha;
  4.  3 cebolas médias;
  5. vinagre e sal.
Modo de Preparo:
Prepare um bom braseiro e quando não houver mais chama alta coloque os espetos com as carnes: as peças de picanha e de maminha devem, ser  atravessadas por espetos duplos, longos e paralelos e precisarão ficar a uma distancia de 50 a 60 cm do calor do braseiro, para que não fiquem secas; a linguiça podem ser colocadas num só espeto mais perto da brasa, p ara derreter rápido a gordura. Os galetos e a costelas também podem ficar mais próximas do braseiro. quando a carne  começar a tostar  está na hora de começar  a usar a salmoura feita com água e o sal grosso; usando o ramo de cheiro-verde molhe a carne algumas vezes. O churrasco à gaúcha é servido mal passado, acompanhado de molho à campanha e farinha de mandioca.
MOLHO:  Pique os tomates em quadradinhos pequenos, a cebola, a sal e a cebolinha. Misture tudo e tempere com vinagre e sal a gosto.
Fonte:  A Festa da Cozinha Brasileira
Foto: Classificados-brasil.com

Arroz-de-carreteiro

Além do churrasco, o sul também é famoso pelo seu arroz de carreteiro, e por muitos doces e bolos. Quem já visitou Gramado, cidade gaúcha não muito distante de Caxias do Sul, sabe disso. A maior parte desses doces porém, é de origem portuguesa e alemã. 



Ingredientes;
    1. 1 kg de charque;
    2. 3 xícaras (chá) de arroz;
    3. 3 tomates picados sem pele;
    4. 2 cebolas picadas;
    5. 1 maço de salsa picada.
 Modo de Preparo:
Coloque o charque de molho, na véspera, para tirar o sal. No dia corte o charque em quadrados  e frite-os em sua própria gordura. em seguida acrescente a cebola e deixe dourar. coloque então o arroz já lavado e frite, mexendo bem. Ponha os tomates, deixe fritar um pouco mais e coloque depois água fervendo até cobrir o arroz. Deixe secar e sirva. Se preferir enfeite com salsa picadinha.
Fonte: A Festiva Cozinha Brasileira
Foto: cozinhaecia-diariodeumaaprendiz.blogspot.com

Recortado Gaúcho

Ingredientes:
  1. 1 kg de contrafilé;
  2. 1kg de lombo de porco;
  3. 250kg de linguiça calabresa;
  4. 250kg de presunto cozido;
  5. 1 cebola grande;
  6. 5 dentes de alho;
  7. 1 pimenta malagueta;
  8. 4 colheres (sopa) de salsa picada;
  9. 1 colher (sopa) de cebolinha picada;
  10. 5 colheres (sopa) de óleo;
  11. 5 colheres (sopa) de vinagre;
  12. pimenta-do-reino;
  13. 50g de azeitonas pretas.
Modo de Preparo:
Corte as carnes e o presunto em cubinhos, a linguiça em rodelas e o toucinho em cubinhos. À parte rale a cebola, pique a pimenta miudinha, passe o alho no espremedor. Misture a cebola,o alho e a pimenta ao óleo, o vinagre, a salsinha e a cebolinha. Tempere com sal e pimenta do reino e despeje sobre as carnes. Deixe a carne descansar nesse molho por 2 horas. Em seguida coloque a carne espalhada em uma assadeira e leve ao forno. Asse por cerca de 1 hora, regando as carnes de vez  em quando com o próprio caldo. Sirva com arroz branco, farofa e salada de agrião.
Fonte: A Festiva Cozinha Brasileira
Foto: cabana-on.com

Roupa Velha

Ingredientes:
  1. 500g de charque;
  2. 1 cebola picada;
  3. 1 tomate picado;
  4. 1 ramo de salsa picada;
  5. 1 ramo de cebolinha picada;
  6. farinha de mandioca.
Modo de Preparo:
Coloque o charque de molho na véspera para tirar o sal. Corte em pedaços e frite-os em sua própria gordura. Depois desfie toda essa carne e separe. Numa panela com pouca gordura frite a cebola, o tomate, a salsa e a cebolinha. Acrescente então o charque desfiado e junte farinha de mandioca a gosto.
Fonte: A Festiva Cozinha Brasileira
Foto: sabores.sapo.ao

Barreado

Mas o Sul não é só o Rio Grande. É também Santa Catarina, litorânea, com seus pratos típicos do mar.
Nessa nossa divisão gastronómica o Sul é também o Paraná, dizem que foram os paulistas que levaram para o Paraná o "BARREADO',  prato que hoje é tipicamente  paranaense.



Ingredientes:
  1. 3 kg de carne fresca (alcatra, contrafilé, peito, patinho);
  2. 700 g de toucinho;
  3. 3 cebolas grandes picadas;
  4. 3 tomates sem pele picados;
  5. 4 dentes de alho inteiros;
  6. 3 folhas de louro;
  7. 1 pitada de cominho;
  8. 1 pitada de pimenta-do-reino;
  9. 2 maços de cheiro-verde;
  10. 1/2 copo de vinagre;
  11. 1/2 copo de azeite;
  12. farinha de mandioca.
Modo de Preparo:
Uma coisa fundamental para se fazer o barreado é a panela de barro com tampa, e a sua calafetação (o mesmo que tapar, vedar) com farinha de mandioca e água. Primeiro corta-se a carne em cubos. Prepare u, tempero com a cebola picada, os tomates, o cheiro-verde picado, os alhos, o cominho o louro e a pimenta-do-reino. Corte o toucinho em pedaços pequenos. Na panela de barro coloque uma camada de carne, outra de temperos e o toucinho. Repita essa operação por mais duas vezes. Aperte bem e regue com o vinagre e o azeite. Deixe repousar por 5 horas. Faça uma pasta com a farinha de mandioca e água e calafete a tampa da panela de tal modo que ela não deixe escapar o vapor na hora do cozimento. Deixe em fogo brando por 4 a 5 horas.
Fonte: A Festiva Cozinha Brasileira
Foto: prdagente.pr.gov.br

Siri no Bafo


 Este é um prato típico de Laguna, em Santa Catarina.

Ingredientes:
  1. 30 siris;
  2. limões cortados.
Modo de Preparo:
Lava-se os siris em água corrente e coloca-se água em num caldeirão para ferver. Quando esta estiver fervendo, coloca-se uma peneira sobre a panela onde jogam-se os siris um a um. Quando ficarem vermelhos estão prontos. Com um soquete quebra-se a casca do siri e come-se sua carne com limão

Fonte A Festiva Cozinha Brasileira
Foto: restauranteboavista.com.br

Risoto à Catarina

Ingredientes:
  1. 1 kg de arroz já cozido;
  2. 3 cebolas picadas;
  3. 6 tomates sem pele;
  4. 3 dentes de alho;
  5. 600 gr de peito de frango cozido;
  6. 400 gr de ervilhas em lata;
  7. 300 gr de presunto cortado em fatias;
  8. sal e pimenta-do-reino a gosto.
Acompanhamentos:
  1. 10 bananas;
  2. 10 ovos;
  3. 80 gr de farinha de trigo;
  4. 100 gr de farinha de rosca;
  5. 3 ovos batidos.
Modo de Preparo:
Para fazer o risoto: corte as cebolas e os tomates em cubos pequenos. Coloque uma panela no fogo com o óleo, a cebola, o alho e os tomates. Acrescente o frango desfiado, as ervilhas o sal e a pimenta-do-reino a gosto. Depois ponha o arroz, misturando bem. Coloque em, um pirex e cubra com as fatias de presunto. Leve ao forno par dourar o presunto, À parte, descasque as bananas, passe na farinha de trigo, no ovo, na farinha de rosca e frite em óleo bem quente. Frite os ovos. Sirva o risoto com os ovos e as bananas.
Fonte: A Festiva Cozinha Brasileira
Foto: rainhasdolar.com

Frango Com Creme de Aspargos

Ingredientes:
Base do Prato:
  1. 1,8kg de frango;
  2. suco de 1 limão;
  3. pimenta do reino;
  4. 3 colheres (sopa) de manteiga;
  5. 1 xícara (chá) de vinho branco seco;
  6. 3 tomates sem pele e sem sementes;
  7. 2 tabletes de caldo de galinha dissolvidos em 2 xícaras de água fervente;
Creme:
  1. 3 colheres (sopa) de manteiga;
  2. 2 colheres (sopa) de farinha de trigo;
  3. 3 xícaras (chá) de leite;
  4. sal; noz-moscada;
  5. 1 lata de aspargo picado;
  6. 1 lata de creme de leite;
  7. manteiga para untar;
  8. queijo parmesão ralado.
Modo de Preparo:
Para a base do prato tempere o frango com suco de limão e pimenta do reino á gosto. Refogue os pedaços de frango na manteiga. Junte o vinho, os tomates e o caldo de galinha dissolvido. Deixe cozinhar em fogo brando por uns 15 minutos. Retire os ossos e a pele e desfie a carne. Junte o frango desfiado ao molho de cozimento e reserve.
Para o creme, coloque a manteiga em uma panela e leve ao fogo até derreter. Doure nela a farinha aos poucos. sem parar de mexer, acrescente o leite, o sal e a noz-moscada a gosto. Retire do fogo e acrescente os aspargos e o creme de leite. Mexa até que o creme fique com uma liga.
Numa forma refratária untada, despeje a metade do creme, o frango, e cubra com o restante do creme. Polvilhe com queija ralado, e leve ao fogo brando para gratinar. Sirva com arroz branco.

Fonte: Receitas Premiadas Cozinha Maggi
Foto: Temperandoavida.com.br

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Bolo de Morango com Cobertura de Limão



Ingredientes:
Massa:
  1. 3 xícaras (chá) de farinha de trigo;
  2.  1 xícara (chá) de amido de milho;
  3. 3 xícaras (chá) de açúcar;
  4. 5 ovos;
  5. 1 colher (chá) de fermento em pó;
  6. 1 xícara (chá) de leite;
  7. 200g de manteiga ( temperatura ambiente).
Creme:
  1. 1 lata de leite condensado;
  2. 1 lata de creme de leite ( sem soro);
  3. a mesma medida de leite;
  4. 2 colheres (sopa) de amido de milho.
Calda de Morango:
  1. 2 caixas de morango;
  2. 4 colheres (sopa) de açúcar;
  3. 1 colher (sopa) de amido de milho.
Cobertura de Limão:
  1. 2 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro;
  2. 1 colher (sopa) de suco de limão;
  3. 2 colheres (sopa) de água;
  4. Raspas de limão para decorar.
Modo de Fazer:
Massa: Bata na batedeira açúcar, manteiga e gemas até formar um creme. Acrescente leite, farinha de trigo. amido de milho e fermento em pó. Por último, claras batida em neve. Divida a massa e despeje em duas formas redondas untadas e polvilhadas com farinha de trigo. Asse em forno préaquecido durante 30 minutos.

Creme: Coloque em uma panela o leite condensado e o amido de milho misturado ao leite, deixe engrossar e tire do fogo. Deixe esfriar. Acrescente o creme de leite sem soro e misture bem.

Calda de Morango: Lave e pique os morangos. Despeje por cima açúcar e deixe marinar na geladeira por 3 horas. Retire os morangos e acrescente amido de milho à calda que se formou. Leve ao fogo brando e deixe engrossar. Retire do fogo, junte os morangos e deixe esfriar.

Cobertura de Limão: Peneire açúcar, acrescente limão e água. Mexa bem até formar um creme.

Montagem: Desenforme os bolos e cubra um deles com creme e, por cima, calda de morango. Coloque o outro bolo por cima e despeje cobertura de limão. Decore com raspas de limão.

Fonte: Encarte do Prezunic (supermercado)
 Foto: confeitariavitoriadlucas.com.br

Rocambole de Laranja


Ingredientes:

Recheio:
  1. 200g  de coco ralado  úmido e adoçado;
  2. 1 1/2 xícara (chá) de suco de laranja;
  3. 2 colheres (sobremesa) de amido de milho;
  4. 1 xícara (chá) de açúcar.
Massa:
  1. 6 colheres (sopa) cheias de açúcar;
  2. 6 ovos;
  3. 6 colheres (sopa) cheias de farinha de trigo;
  4. coco ralado e rodelas de laranja..
Modo de Preparo:
Recheio:  coloque o suco de laranja em uma panela pequena e leve ao fogo para reduzir por 5 minutos. Acrescente amido de milho e açúcar previamente dissolvidos em 1/4 de água e coco ralado. Mexa até ferver e engrossar. Deixe esfriar.

Massa;  Bata açúcar com ovos até dobrar o volume. Sem bater adicione farinha. Coloque na forma untada (média) com fundo forrado de papel manteiga também untado. Desenforme quente sobre um pano úmido e polvilhado com açúcar. Distribua o recheio e enrole feito rocambole com a ajuda do pano. Decore com coco ralado e rodelas de laranja. Espere esfriar e sirva.
 Fonte: Encarte do Prezunic (supermercado)
 Foto:  Google

Bolo Mesclado

Ingredientes:
  1. 3 xícara (chá) de farinha de trigo;
  2. 2 xícaras (chá) de açúcar;
  3. 4 ovos;
  4. 1 1/2 xícara de leite;
  5. 1 colher (sopa) de fermento em pó;
  6. 5 colheres (sopa) de chocolate em pó;
  7. 150g de manteiga;
  8. Decoração a gosto.
Modo de Preparo:
Bata as gemas, a manteiga e o açúcar até formar um creme homogênio. acrescente aos poucos farinha de trigo, leite, fermento e, por último, as claras batidas em neve. Despeje em forma untada e polvilhada, deixando um pouco de massa para juntar o chocolate. Derrame esta mistura por cima da forma já cheia e leve ao forno pré aquecido por cerca de trinta minutos. Retire do forno. Deixe esfriar e decore à gosto.

Foto:Receitasdemae.com.br

Brownie

Ingredientes:
  1. 4 ovos;
  2. 2 xícaras (chá) de chocolate em pó;
  3. 2 xícaras (chá) de achocolatado em pó;
  4. 200g de manteiga;
  5. 2 xícaras (chá) de açúcar;
  6. 3 xícaras (chá) de farinha de trigo;
  7. 1/2 copo de leite;
  8. 1 vidro de cerejas em calda;
  9. açúcar de confeiteiro para decorar.
Modo de Preparo:
Bata os ovos, o açúcar e a manteiga. Acrescente aos poucos o leite, a farinha de trigo; o achocolatado e o chocolate em pó. À parte, passe as cerejas (1/2 vidro) em um pouco de farinha de trigo e junte á massa. Unte um forma, despeje a massa e ase em forno pré aquecido por aproximadamente 30 minutos. Desenforme, decore com o restante das cerejas e e polvilhe com um peneira o açúcar de confeiteiro.

foto: Digamaria.com.br

domingo, 3 de outubro de 2010

Frango Tropical

 Mexendo em umas antigas revistas de receitas, encontrei uma em especial que é a: RECEITAS PREMIADAS COZINHA MAGGI, do ano de 1982, na qual achei esta receita maravilhosa e deliciosa, fiz e aprovei. Este prato foi um dos premiados no III Concurso de Criação Culinária realizado pela Cozinha Maggi de 11 a 21 de abril de 1982, e foi criada por: Maria Terezinha Machado Pinto, em São Paulo. Espero que gostem e aprovem.



Ingredientes:
  1. 12 sobrecoxas sem pele;
  2. pimenta do-reino à gosto;
  3.  suco de uma laranja-pera;
  4. 1 abacaxi bem maduro;
  5. óleo para refogar;
  6. 1 cebola grande ralada
  7. 40g de manteiga;
  8. 2 colheres (sopa) de farinha de trigo;
  9. 3 tabletes de caldo de galinha dissolvido em 1 1/2 xícara (chá) de água fervente;
  10. 1 lata de creme de leite;
  11. salsinha picada;
  12. Fondor Maggi a gosto.
Modo de Preparo:
Tempere as sobrecoxas com pimenta-do-reino e o caldo de laranja. Reserve por 1 hora. Descasque e corte o abacaxi em rodelas finas, retirando o miolo. Bata 4 fatias e o miolo no liquidificador. Reserve ambos: sucos e rodelas. Refogue o frango junto com a cebola ralada até dourar por igual. Prepare o molho: Derreta a manteiga numa panela e junte a farinha, mexendo sem parar até dourar. Sempre mexendo, acrescente os tabletes de caldo de galinha dissolvidos. Junte o suco de abacaxi e pimenta a gosto. Mexa até engrossar. Retire do fogo, acrescente o creme de leite e salsinha à gosto e misture bem. Reserve. Unte uma forma refratária com margarina e faça camadas de abacaxi, frango e molho, alternadamente, começando e acabando com abacaxi. Coloque pedacinhos de manteiga sobre as últimas rodelas de abacaxi. Leve ao forno pré-aquecido por mais ou menos 15 minutos. Sirva acompanhado de arroz branco.

FONTE: RECEITAS PREMIADAS MAGGI